Filosofia na Escola

Provavelmente você já ouviu ou leu a genial frase “sei que nada sei”. O que será que a afirmação [sei que nada sei] tem a ver com o nosso cotidiano?

Começaremos explicando sua autoria. Escritos antigos e gregos fundamentam que a frase citada acima foi elaborada pelo patrono da filosofia [Sócrates]. Viveu na Grécia antiga tendo um testemunho de vida exemplar. Mas, como uma pessoa pode ser um sábio se afirma que nada sabe? Esse princípio de humildade “nada sei”, faz com que, o ser humano, na sua ânsia existencial, busque novas formas de conhecimentos e saberes.

Não podemos esquecer que Sócrates era dono de um método reflexivo chamado de maiêutica, ciência essa que fazia com que as pessoas gerassem as suas próprias idéias. Levando as pessoas as questionarem o porquê pensar daquela maneira e não de outra

Outra célebre frase socrática era “conheça a si mesmo”. Por que conhecer-se? Contextualizando melhor, constatamos que no período anterior a Sócrates, os pensadores filosóficos tinham a preocupação sobre as questões da origem, formação composição e organização do cosmo (período cosmológico). Sócrates é pioneiro de uma nova etapa, que os historiadores intitulam como fase humanística ou socrática. O principal expoente desse período era o próprio Sócrates, que incentivava as pessoas a refletirem sobre si mesmo, seu interior e a se conhecerem. Nessa etapa da Filosofia, o ser humano passa a ser o centro do universo. Outrora era cosmo-centrismo (O universo no centro), mas, com os socráticos, aflorou-se o antropocentrismo (O homem no centro), por isso, “conheça a si mesmo”.

Depois dessa breve explanação, discutimos: Qual a primeira intenção da Filosofia na escola? Penso que ela [Filosofia] deve levar os alunos e alunas conhecerem melhor a si mesmos, sociedade e mundo que os cerca. Despertando autonomia do pensar, agir e se comportar. Apropriando do seu ser mais íntimo o educando e educanda são chamados efetivamente para serem geradores das suas próprias idéias e transformadores da realidade. A finalidade da Filosofia na escola é mais do que ensinar pensamentos, que também é importante, mas a Filosofia deve despertar o aluno a pensar sistematicamente e criticamente.

O filósofo Kant dizia “Não se ensina filosofia. Se ensina a filosofar”. Essa é a principal função da Filosofia no ensino médio, ensinar os estudantes a pensar critica, sistemática e filosoficamente.

Todos nós devemos ter um novo olhar sobre a Filosofia (sobretudo os educadores de outras áreas). Ela não pode ser vendida com disciplina ou ciência de pessoas que ficam divagando sem ter ocupações, nem como salvadoras da educação e da humanidade. Mas deve ter o seu merecido respeito.

Deixe a sua opinião sobre: qual a importância da Filosofia no Ensino Médio e nas nossas vidas? Pois a filosofia deve começar na escola e se entender a vida!


Por Márcio Alexandre da Silva (Márcio Alexandre da Silva é formado em Filosofia e educador da rede pública de ensino do Estado de São Paulo- Assis - SP). Contato: marciobressane@hotmail.com